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terça-feira, 2 de agosto de 2011

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR - O ATEN. EDUC. ESPECIALIZADO PARA ALUNOS DEFICIENCIA INTELECTUAL

Algumas escolas ainda não se atentaram para o fato de que o tipo de pedagogia praticada
é um fator determinante na evolução dos alunos, especialmente quando se trata de alunos
com deficiência intelectual.

A  pedagogia que  nã o leva  em  consideração  as diferenças dos alunos,  que   não    está
atenta para as diferenças de ritmos, de interesses, de estilos de aprendizagem, ao invés de
promover, nega o desenvolvimento e a aprendizagem  desses alunos.

Nega o  que  está garantido  constitucionalmente a eles que  é o direito à educação e à apro-
priação dos bens culturais construídos ao longo dos anos pela humanidade e transcritos em
forma de conteúdos escolares.
   O acompanhamento do professor do AEE na sala de aula do ensino comum se caracteriza
por uma interlocução em que o professor do AEE deve procurar ouvir as dificuldades encon-
tradas por esse professor para ensinar ao aluno com deficiência intelectual no   contexto da
sala de aula.      Quando as dificuldades forem do âmbito da gestão da classe   ou do  ensino    
formal,  essas  dificuldades  devem  ser  discutidas  pela  equipe  pedagógica  da  escola  da
qual os professores em questão devem participar.
A participação do aluno na sala de aula regular não deve ser negligenciada.
É importante considerar que a interação do aluno com seus pares na classe comum fazem
dele  um  agente   participativo   que   contribui  ativamente  para  a constituição  de   um
 saber compartilhado.
O aluno deverá perceber-se como sujeito que contribui para a construção de saberes
coletivos, retirando disso múltiplas vantagens, inclusive a de acessar um papel social
valorizado. 
Oportunizar ao aluno com deficiência intelectual viver integralmente a sua escolarização no espaço da sala de aula comum permite que ele se beneficie dessa convivência.

A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar
O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual
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