• Dica de Filme - MÃOS TALENTOSAS - A História de Ben Carson

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PALAVRAS E EXPRESSÕES

Muitas vezes, temos que redigir  textos, registrar experiências e acontecimentos, deixar um simples recado para alguém ou então elaborar um  relatório pedagógico. Porém nós nos deparamos com um simples fato: " o jogo de palavras".
Somos confrontados com o  vasto acervo de palavras,concordâncias, verbos, adjetivos e ainda mais transcrever linguagem oral para linguagem escrita ...   Para faciltar o nossos registro, logo procuramos organizar o que iremos escrever e logo em seguida mãos a obra.
Pois bem, já vi diversas pegadinhas e muitas delas  foi eu mesmo que escrevi! Nesta situação só nos resta passar a limpo.

Ao garimpar algumas sugestões de registros, encontrei em um site denominado de: rota83.com, onde falava a importância de se redigir com estilo principalmente em relatórios de alunos algo que em muitas vezes geram enormes dores de cabeça....
Veja:

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
Você pensa
Você escreve
O aluno não sabe
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limites
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
É nervoso
Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
Tem o costume de roubar Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…
É agressivo Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja
É bagunceiro, relaxado, porco Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
Não sabe nada Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…
É largado da família Aparenta ser desassistido pela família, pois…
É desobediente Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
É apático, distraído Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
É mentiroso Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
É fofoqueiro Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…
É sonso e dissimulado Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
É mimado Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
É deprimido, isolado, anti-social Evita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarela Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Possui distúrbio de comportamento Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
É egoísta Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.

Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho.

Sempre é bom ter umas dicas assim!