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quarta-feira, 22 de junho de 2011

AEE - O QUE E COMO SE FAZ ?

}O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta
 obrigatória pelos sistemas de ensino.
 ØO AEE não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.
 Alunos com deficiência: aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).
 Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SEESP, 2008).
Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização;
oferece Tecnologia Assistiva – TA;
faz adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades/superdotação).
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum. 
 A oferta do AEE
 o AEE é ofertado em todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior e nas modalidades: educação indígena, educação do campo e quilombola  e  nos projetos pedagógicos construídos com base nas diferenças socioculturais desses grupos. 
constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, embora  participar do AEE seja uma decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis.
o AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento.
I parte
fonte: ufc 2010
      mec/seesp/uab 
  
 

}É um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008).